terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIOTTI SELECIONA ATLETAS EM QUEDAS DO IGUAÇU

O AGENTE DA  CBF E FIFA ROGERIO DIOTTI,ESTEVE NA CIDADE DE QUEDAS DO IGUAÇU  NO ULTIMO FINAL DE SEMANA DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO PARA A SELETIVA FINAL INICIADA NO MES DE  JULHO.APESAR DE VER OTIMOS ATLETAS,DIOTTI COM SEU METODO INOVADOR DE AVALIAR  APROVOU O ATLETA LEONARDO KISEL LATERAL ESQUERDO QUE ESTARA EM JOINVILE EM FEVEREIRO QUANDO AS EQUIPES VOLTAM DAS FERIAS E INICIAM A PRE-TEMPORADA.OUTROS ATLETAS FORAM PRE-SELECIONADOS MAS FICARAO SOB OBSERVAÇÃO DOS TREINADORES ANTONIO, RUBENS E ADELIR PARA QUE EM BREVE SEJAM REVISTOS NOVAMENTE PELO AGENTE.O IMPORTANTE É SALIENTAR QUE OS ATLETAS APROVADOS NAO TERAO NENHUM CUSTO QUANDO ESTIVEREM EM PERIODO DE TESTE OU QUANDO FOREM ENCAMINHADOS A CLUBES." O  AVALIADOR QUE PASSA 10 ATLETAS EM UMA SELETIVA ESTÁ COM MÁS INTENÇOES",SALIENTOU DIOTTI QUANDO FALAVA AOS PAIS E OS MENINOS ANTES DA SELETIVA.POIS CERTAMENTE OS 10 QUE PASSAREM TERÃO QUE PAGAR PARA FICAR  SOB O COMANDO DO AVALIADOR.SE TEM QUE PAGAR É POR QUE O ATLETA NAO É BOM. E PEDIU PARA QUE OS ATLETAS E OS PAIS FIQUEM ATENTOS A ESTES APROVEITADORES QUE PASSAM EM SUAS CIDADES.O CERTO É PESQUISAR NO SITE DOS CLUBES PARA VER SE A PESSOA QUE ESTA REALIZANDO A AVALIAÇÃO (PENEIRADA) É REALMENTE UMA PESSOA CREDENCIADA PELO CLUBE,CASO CONTRARIO PODE SE TRATAR DE UM ESTELIONATO.AS AVALIAÇOES NOS CLUBES COMEÇAM EM FEVEREIRO E A CTFF ESTARÁ ENVIANDO ALGUNS ATLETAS PARA SEREM OBSERVADOS EM OUTROS CLUBES.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FUTEBOL OU FUTSAL QUAL SERA A SUA ESCOLHA.



Esta é uma pergunta que todos os diretores, treinadores, pais e atletas fazem.

ACHO QUE O ATLETA SÓ DEVERÁ TREINAR FUTEBOL DE CAMPO A PARTIR DOS 13 ANOS ATÉ LÁ DEVERÁ FAZER TODO TRABALHO DE INICIAÇÃO NO FUTSAL.

Inserido na Linha de Pesquisa Atividade Física e Rendimento
Dr. Ulf Georg Klemt (IESJT) e Dr. Rogério da Cunha Voser (ESEF/UFRGS)


Como esporte número 1 do mundo, as questões do futebol de campo sempre chamaram a atenção e interesse de grande parte da população de inúmeros países. Desde a primeira conquista de um campeonato mundial em 1958, o Brasil tornou-se alvo da atenção especial dos meios futebolísticos mundiais. Na sombra do Futebol de campo, o FUTSAL é hoje considerado um dos três esportes mais populares de nosso país. Nos últimos anos, tem conquistado lugar de destaque entre os esportes de quadra, sendo praticado por milhões de pessoas em todos continentes; tanto como forma de lazer, quanto sob a forma de esporte competitivo.

A similaridade entre o Futebol e o Futsal, aliado ao fato de não existir muitas opções de campos de várzea, têm direcionado as crianças e jovens a primeiramente praticar o Futsal em escolas e escolinhas esportivas para, que mais tarde, sejam encaminhadas ou convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais.

Dentro contexto acima, tem-se observado que muitos destes jovens, no momento desta mudança, geralmente do Futsal para o Futebol, não conseguem se adaptar às exigências que o novo ambiente exige; principalmente no que diz respeito aos aspectos técnicos, táticos (basicamente, a utilização adequada dos espaços do campo) e físicos (adaptação fisiológica dos deslocamentos curtos, com pouco tempo de recuperação para deslocamentos de maior distância e, com mais tempo de recuperação durante o jogo). Como exemplo, podemos citar atletas famosos do Futsal como Ortiz, Manoel Tobias e Falcão que, talvez pela idade mais avançada, não conseguiram se adaptar e se reciclar às exigências do Futebol.

Na busca de razões para tanto sucesso, treinadores, preparadores físicos e cientistas esportivos, nos acompanham em nossas indagações. Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol de campo? Qual a idade mais indicada desta transição? Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol? Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?

Na procura desta resposta, cabe-nos ressaltar que não existem dados respaldados cientificamente em literaturas que nos orientem na obtenção de informações sobre os fatores de transição do futsal para o futebol, ou do futebol para o futsal.

Identificar como foi o inicio e com qual idade este atletas começaram a participação nestes esportes.

Saber qual a opinião dos atletas quanto à transição indicada, à idade e forma que deverá ocorrer.

Identificar quais as diferenças mais significativas de um esporte para o outro.

O estudo é do tipo qualitativo e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória.

Foram entrevistados 12 atletas de Futsal da categoria adulto masculino e 12 atletas de Futebol de Campo da categoria profissional, de um Clube Federado, do município de Canoas.

Para efetuar a análise e interpretação deste estudo, além do referencial de literatura, foram utilizados os dados coletados nos relatos e opiniões dos Atletas referentes aos questionamentos levantados e que por fim transcritos de forma descritiva.

A maioria dos atletas tiveram o incentivo da família para o começo no esporte. (apareceram os indicadores professor da escola e colega);

Todos acreditam que a transição do Futsal para o Futebol seja o indicado;
Alguns ainda acreditam que seja possível jogar as duas modalidades e optar mais tarde;
Com relação a idade mais indicada, embora tenha sido bem diversificada, apresentou uma tendência de respostas dos 13 – 14 anos para esta transição;

Segundo a opinião dos atletas, as diferenças mais marcantes de uma modalidade para a outra são: no futsal requer mais velocidade, mais precisão no passe, mais movimentação, deve-se saber jogar em todas as posições, os espaços são mais reduzidos, aumenta a velocidade de raciocínio e é mais utilizada a parte anaeróbica; já no futebol a mais espaços de jogo; as falhas individuais, tantos técnicas quanto táticas aparecem mais no futebol; é utilizada mais a parte de resistência; é necessário um período a adaptação ao equipamento de jogo (chuteira).

Referências

JUNIOR, N. B. A Ciência do Esporte Aplicada ao Futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
LUCENA, R. F. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1998.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELO, R. S. de. Qualidades Físicas e Psicológicas e Exercícios técnicos do Atleta de Futebol. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1997.
VOSER, R. C. ; GIUSTI, J. G. Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre: ARTmed, 2002.




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DIOTTI ESPERA ENCONTRAR NOVOS TALENTOS EM QUEDAS DO IGUAÇU


 
O AGENTE  DA FIFA "ROGERIO DIOTT",ESTARA NA CIDADE DE QUEDAS DO IGUAÇU NESTE SABADO E DOMINGO,27 E 28 DE NOVEMBRO QUANDO FARÁ A AVALIAÇÃO FINAL NO CAMPO DO PINDORAMA.A EXPECTATIVA É QUE  ALGUNS ATLETAS SE DESTAQUEM E POSSAM SER APROVEITADOS PELO AGENTE.EM ENTREVISTA PARA O BLOG A 3 SEMANAS ROGERIO FALOU DA EXPECTATIVA EM ENCONTRAR BONS ATLETAS EM QUEDAS DO IGUAÇU.A SELETIVA COMEÇA NO SABADO AS 13.30 COM A PARTE COLETIVA E TERMINA AS 18:00 HRS.NO DOMINGO  A PARTE TÁTICA COMEÇA AS 8:00 DA MANHA E TERMINA AS 12:00 HRS.BOA SORTE A TODOS.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COPA DO BRASIL EM QUEDAS DO IGUAÇU-SUCESSO TOTAL

A  X EDIÇÃO DA COPA DO BRASIL REALIZADA EM QUEDAS DO IGUAÇU DE 13 A 15 DE NOVEMBRO FOI SUCESSO.
AS EQUIPES BRIGARAM DESDE O PRIMEIRO JOGO NO GINASIO DE ESPORTES TARUMA PELO TITULO DA COMPETIÇÃO.

CONFIRA OS CAMPEOES POR CATEGORIA:
Sub/09-CTFF/Quedas do Iguaçu-Vice-Campo Mourao
Sub/11-CEAR/Quedas do Iguaçu-Vice-Imperio da Bola
Sub/13-CTFF/Quedas do Iguaçu- Vice-Boa Ventura de Sao Roque
Sub/15-ARAUPEL-Quedas do Iguaçu-Vice-Imperio da Bola
Sub/17-Araupel/Quedas do Iguaçu-Vice-Foz do Iguaçu

sábado, 6 de novembro de 2010

ENTREVISTA COM ROGERIO DIOTI-SELETIVA DE QUEDAS DO IGUAÇU


                              Dioti Orientando Atletas na seletiva em Pitanga


1- Qual a sua expectativa para a Seletiva de Quedas do Iguacu?

A expectativa e sempre de achar jovens jogadores com grande potencial de sucesso futuro na profissao.


2 - Quais criterios voce utiliza para avaliar um jovem jogador?
O futebol tem evoluido muito nos ultimos anos e cada vez mais a grande intensidade que as partidas sao disputadas, principalmente na europa, exige que os jogadores sejam literalmente atletas. Portanto, as valencias fisicas como forca, explosao e velocidade sao fundamentais para que um jogador possa atuar em alto nivel. Outros fatores como determinacao, qualidade tecnica e compreensao tatica do jogo tambem estao entre os quesitos que avaliamos com bastante atencao. Os dotes fisicos sao inatos, ou seja, quem e veloz nasce veloz, quem tem explosao e  forca nascem com essas qualidades, que sao geneticas, nao se adquire estas qualidades, apenas se aprimora. Obviamente, todos estes quesitos serao avaliados segundo a idade do jogador.

3 – Quantos jogadores voce acredita que serao aprovados nesta avaliacao?
Bom, na verdade nao temos como saber, pois nunca se sabe o nivel dos participantes. Da minha parte, se eu encontrar um ja me darei por satisfeito. Qualquer empresario que va a uma peneira e aprove 10 meninos nao estara fazendo o trabalho de forma seria.

4- Com quais clubes voce tem contato?

Tenho contato com praticamente todos os clubes que realizam um bom trabalho em termos de categorias de base no Brasil. Trabalho de forma mais proxima com Internacional, Gremio, Figueirense, Atletico Paranaense, Coritiba, Parana Clube, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Atletico Mineiro e Cruzeiro. Tenho tambem jogadores nas categorias de base do Uniao de Leira (primeira divisao de Portugal) e Nice (primeira divisao da Franca). Jogadores profissionais adultos tenho no Parana Clube, Zob Ahan FC do Iran, IFK Norkkoping da Suecia e Cannes da Franca.

5 – Qual conselho vc da aos meninos que irao participar da Seletiva?

Que nao tenham receio de nada e que tentem fazer seu melhor sem medo de errar, pois se fizerem apenas o basico nao irao se destacar.
6 – Qual a razao do adiamento da Seletiva de Quedas do Iguacu?

Fico bastante triste com este adiamento, afinal tenho me organizado ja ha algum tempo para participar da mesma. Porem, o mundo do futebol e dinamico e nem sempre conseguimos controlar o ritmo de determinadas negociacoes. Imaginei que a esta epoca do ano eu nao teria que me ocupar de assinatura de contratos, mas uma negociacao antiga que vinha se arrastando acabou dando certo justamente agora.Terei que viajar este final de semana e como sou Agente FIFA, apenas eu posso assinar o contrato do atleta. Trata-se de uma assistencia que faco questao de dar aos meus jogadores.

7 – Tem previsao da nova data de realizacao da mesma?

Tenho a intencao de estar presente ainda neste mes de novembro.PS-Existe a possibilidade da presença de Rogerio Dioti na Copa do Brasil nos dias 13 e 14 de Novembro.